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Você está em: Início > Blog > Discador automático: quando utilizar e quais as vantagens

discador automático

Discador automático: quando utilizar e quais as vantagens

  • junho 27, 2023

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Entre as opções de automação para empresas de cobrança está o discador automático, ferramenta essencial para agilizar ligações e o atendimento aos clientes inadimplentes. Essa funcionalidade é crucial para negócios que têm um número alto de contatos para acionar, como call centers e departamentos de credores.

Se você ainda não está familiarizado com essa solução, mas quer conhecer mais, continue a leitura deste post e aprenda sobre discadores.

Conteúdo do Post

  • 1 O que é um discador automático?
  • 2 Tipos de discadores
    • 2.1 Discador preview
    • 2.2 Discador power
    • 2.3 Discador preditivo
  • 3 Vantagens do discador de chamadas
  • 4 Quando contratar essa ferramenta?
  • 5 O que empresas devem saber antes de contratar?
    • 5.1 Conte com o número certo de operadores
    • 5.2 Mantenha a base de contatos bem organizada
    • 5.3 Tenha objetivos e estratégias

O que é um discador automático?

O discador é um sistema de telefonia automático que dispensa o trabalho manual de organizar contatos e discar números para realizar chamadas. Essa solução é, em geral, utilizada por empresas como call centers, que necessitam acionar muitos clientes de forma ágil e produtiva.

Com o discador, o fluxo de chamadas fica organizado, os contatos são divididos por operadores e, automaticamente, ele realiza as chamadas telefônicas.

  • Indicado para você: Como escrever e-mail de cobrança? Veja dicas + modelos 

Vale saber que existem diferentes funcionalidades e elas vão depender da necessidade da sua empresa, assim como do objetivo da estratégia.

Tipos de discadores

Como explicamos, o discador automático é disponibilizado em diferentes tipos, que podem ser utilizados de acordo com a proposta do seu negócio. Conheça, em seguida, quais são eles.

Discador preview

Para momentos em que o operador precisa analisar com calma as informações do consumidor antes de realizar a ligação, o discador preview é a opção certa. Além disso, com essa funcionalidade o colaborador decide ou não se fará a chamada.

Após essa etapa, basta clicar no botão de discagem e automaticamente o cliente será acionado e o atendimento começará.

Discador power

O discador power é um dos mais usados e possibilita que um mesmo operador faça várias chamadas ao mesmo tempo. Mas como assim? Vamos explicar.

Imagine que o seu malling não tem contatos quentes. O discador liga para quatro (número de exemplo) clientes ao mesmo tempo e o que atender primeiro será direcionado automaticamente para o operador livre.

Isso acontece porque nem sempre os consumidores vão estar disponíveis para uma chamada e, assim, é possível agilizar tempo e ser mais certeiro. E se todos os clientes atenderem ao mesmo tempo? Nesse caso, é importante ficar atento e monitorar a agressividade de discagem, de forma que fique adequada para a realidade da sua empresa.

Discador automático
O modelo power é uma boa opção de discador automático para call center.

Discador preditivo

Nesse tipo, o módulo calcula automaticamente o tempo médio de cada ligação, assim como o de espera. Com esses números, o sistema calibra a agressividade da discagem.

Vantagens do discador de chamadas

Se você chegou até aqui, já entende melhor o que são os discadores e talvez já tenha uma ideia das vantagens que eles oferecem para empresas. Listamos alguns benefícios de contar com essa ferramenta. Confira:

  • Aumento do número de chamadas feitas por dia.
  • Melhora a produtividade do time.
  • Diminui o tempo de ociosidade dos operadores.
  • Auxilia na recuperação do crédito.
  • Melhora o atendimento e a comunicação com o cliente.

Quando contratar essa ferramenta?

Se você se interessou, mas não sabe se este é o momento certo para contratar o serviço, separamos algumas questões para refletir e que sinalizam a necessidade do discador. Veja:

  • As suas campanhas precisam de mais supervisão.
  • A base de contatos é muito grande.
  • O desempenho da equipe não está satisfatório.
  • Há problemas de administração de tempo e muita ociosidade.
  • Existe um propósito bem definido para a implementação do discador.
  • O tempo médio de atendimento está muito alto.
  • Há um grupo específico de clientes que precisam de atenção.

O que empresas devem saber antes de contratar?

Após analisar as questões acima, você entendeu que esta solução faz todo o sentido para o seu negócio? Se sim, chegou o momento de compreender se existe estrutura para implantar o discador. Isso porque muitas empresas desejam ter essa tecnologia, mas, depois de um tempo, desistem, justamente por não haver estratégias bem organizadas.

Em seguida, você confere pontos que merecem atenção.

Conte com o número certo de operadores

Comentamos que, muitas vezes, empresas contratam o discador automático e não conseguem levar adiante por falta de estrutura. Sem uma equipe bem organizada, o serviço não será feito de forma adequada e, consequentemente, você vai entender que não é possível manter a ferramenta.

Portanto, antes de fechar qualquer negócio, certifique-se que, internamente, será possível trabalhar tranquilamente com ele.

Mantenha a base de contatos bem organizada

Para trabalhar com um discador automático de chamadas, é crucial que a base de contatos esteja organizada. Lembre-se que a ferramenta vai fazer as ligações com as informações fornecidas, portanto, para que seja eficiente, tudo deve estar adequado. Se esse quesito ainda não estiver bem estruturado, talvez valha a pena, em primeiro, rever isso e, depois, contratar o serviço.

Discador automático
Organizar o malling é fundamental para bons contatos.

Tenha objetivos e estratégias

Além de ter uma equipe preparada e dados organizados, é importante haver objetivos e estratégias de cobrança. Estes dois últimos aspectos vão nortear a sua empresa e dão propósito à contratação do discador automático.

Os objetivos são responsáveis por deixar claro o que você deseja alcançar com esse serviço, por exemplo, crescimento, melhora no departamento, diminuir o tempo de atendimento etc.

  • Leia também: Como fazer cobrança pelo WhatsApp? Veja dicas

As estratégias dizem respeito ao jeito que você vai cobrar. Existem etapas bem definidas? O time sabe o que deve ser feito? Os processos estão claros para todos? Já comentamos neste post que a tecnologia só faz sentido quando a empresa, previamente, tem planos sólidos para cada fase da cobrança.

Um negócio só consegue, de fato, aproveitar as vantagens dos discadores quando questões internas estão bem resolvidas, como processos, pessoas, estratégias e carteira de clientes organizada. Os sistemas de cobrança agregam resultados para empresas que entendem a importância do planejamento.

Se você chegou até aqui e entendeu que essa tecnologia faz total sentido para o cenário do seu negócio, chegou o momento de conhecer o Cobmais, CRM de cobrança completo e que oferece integração com os maiores discadores do mercado. Ficou curioso? Preencha os campos abaixo para receber o contato dos nossos especialistas!

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