modelos de mensagem de cobrança

16 modelos de mensagem de cobrança para enviar aos clientes

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Contar com um modelo de mensagem de cobrança é bastante útil na hora de fazer o disparo de SMS para os seus clientes, afinal, você só precisa utilizar o texto pronto e programar em sua ferramenta de envio.

Entretanto, desenvolver a mensagem com as informações ideais em poucas palavras nem sempre é tão simples e, pensando nisso, separamos 16 modelos de mensagens para cobrar os seus clientes. Continue na leitura para conferir os templates e aprender sobre boas práticas.

16 modelo de mensagens de cobrança para cliente

Os exemplos de SMS de cobrança que trouxemos neste artigo são pensados em diferentes etapas, desde a preventiva até avisos mais sérios. Você pode usar as ideias na íntegra ou, se preferir, apenas utilizar como inspiração e adaptar para a linguagem da sua empresa.

Cobrança preventiva

A cobrança preventiva é uma ação simples, mas que faz toda a diferença na hora de evitar a inadimplência. Isso porque muitos clientes simplesmente se esquecem de pagar a fatura e, com esse aviso, é possível não entrar em dívida com o seu negócio. Abaixo, você pode escolher o modelo de mensagem de cobrança que se encaixa com o perfil da sua empresa!

Modelo 1

Olá [Nome], sua fatura vence em [Data]. Evite transtornos, pague até lá. Dúvidas? Conte conosco. [Nome da Empresa]

Modelo 2

Prezado(a) [Nome], último aviso: sua fatura vence amanhã, em [Data]. Não deixe passar o pagamento para garantir a continuidade dos serviços. Ajuda? Fale conosco. [Nome da Empresa]

Modelo 3

Oi [Nome], lembramos que sua fatura vence em [Data de Vencimento]. Não esqueça de efetuar o pagamento a tempo para evitar contratempos. Dúvidas? Estamos à disposição. [Nome da Empresa]

Modelo 4

Oi [Nome], seu próximo vencimento está chegando! Lembre-se de pagar até [Data de Vencimento] para evitar contratempos. Consulte [link] para opções de pagamento e dúvidas.

Agradecemos pela parceria,

[Nome da Empresa]

Cobrança para inadimplentes

Uma vez que o cliente já se encontra em inadimplência, é importante seguir outra abordagem para o seu SMS de cobrança extrajudicial. Neste caso, é necessário lembrar ao consumidor as consequências de não regularizar a dívida e demonstrar interesse em ajudá-lo, seja com link para resolver a pendência ou com proposta de negociação. Veja os exemplos.

Modelo 5

Caro(a) [Nome], detectamos atraso no pagamento da sua fatura. Regularize agora para evitar interrupção nos serviços. Acesse [link] ou contate-nos. [Nome da Empresa]

Modelo de mensagem de cobrança
Os modelos de SMS de cobrança para clientes inadimplentes podem tornar a rotina mais prática.

Modelo 6

[Nome], sua conta está em atraso. Seu serviço será suspenso em [X dias]. Regularize em [link] ou ligue para nós. Estamos aqui para ajudar. [Nome da Empresa]

Modelo 7

Olá [Nome], entendemos que sua fatura está em atraso. Oferecemos opções de negociação. Ligue para [número] ou acesse [link] para evitar impactos no seu serviço. [Nome da Empresa]

Modelo 8

Caro(a) [Nome], notamos que há um débito pendente em sua conta. Para evitar interrupções nos serviços, regularize o pagamento. Acesse [link] ou ligue para [número],

Agradecemos pela compreensão,

[Nome da Empresa]

Negativação de clientes

Enviar um SMS de cobrança para notificar o consumidor sobre uma negativação pode não ser a melhor abordagem, uma vez que o meio não é a opção mais formal. Entretanto, essa prática pode servir como um lembrete, especialmente se o acesso ao cliente via e-mail não está surtindo efeito.

Outro ponto que conta como desvantagem para este tipo de SMS é o receio de tentativa de golpe. Não são poucas as mensagens com links maliciosos que usam situações de urgência para conseguir a atenção da pessoa. Por isso, é muito importante que o seu texto contenha a apresentação da empresa e seja escrito de forma que passe credibilidade.

Modelo 9

Caro(a) [Nome],

Informamos que seu nome será negativado devido a débito em aberto. Regularize até [Data Limite] para evitar transtornos. Acesse [link] ou ligue para [número] para mais informações.

Atenciosamente,

[Nome da Empresa]

Modelo 10

Prezado(a) [Nome],

Urgente: Você será negativado em [X dias] devido ao não pagamento. Acesse [link] ou ligue para [número] para resolver e evitar consequências em seu histórico financeiro.

Estamos à disposição,

[Nome da Empresa]

Modelo 11

Olá [Nome],

Seu nome está prestes a ser negativado por conta de débitos em aberto. Oferecemos opções para regularizar. Acesse [link] ou ligue para [número] para negociar condições e evitar problemas no seu histórico de crédito.

Estamos aqui para ajudar,

[Nome da Empresa]

Modelo 12

Prezado(a) [Nome],

Alertamos que, infelizmente, seu nome será negativado em [X dias]. Regularize seu débito até [Data Limite] para evitar complicações. Acesse [link] ou ligue para [número] para mais informações.

Estamos à disposição,

[Nome da Empresa]

Aviso de pagamento recebido

Tão importante quanto ter um modelo de mensagem de cobrança é contar com um template para notificar o cliente de que o pagamento foi recebido. Esse tipo de SMS tranquilizará a pessoa, que por vezes pode ficar ansiosa para saber se o débito está resolvido. Veja sugestões para usar!

Modelo 13

Olá [Nome],

Agradecemos o seu pagamento de [Valor] feito em [Data]. Se precisar de mais informações, estamos à disposição.

Atenciosamente,

[Nome da Empresa]

Modelo 14

Prezado(a) [Nome],

Obrigado por antecipar o pagamento de sua fatura! Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Cumprimentos, [Nome da Empresa]

Modelo de mensagem de cobrança
Para tranquilizar o seu cliente, é importante enviar avisos de recebimento.

Modelo 15

Caro(a) [Nome],

Boas notícias! Seu débito foi quitado com sucesso. Agradecemos por sua pontualidade. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Cordialmente,

[Nome da Empresa]

Modelo 16

Olá [Nome],

Recebemos seu pagamento de [Valor] com sucesso em [Data]. Agradecemos por manter sua conta regularizada. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente,

[Nome da Empresa]

Boas práticas para criar um modelo de mensagem de cobrança

Se você chegou até aqui e gostaria de desenvolver as suas próprias mensagens de cobrança para clientes, separamos algumas boas práticas para escrever SMS. Lembre-se que o ideal é um texto curto, mas que seja capaz de transmitir as principais informações.

Seja conciso

A principal característica de um SMS é o formato de texto reduzido, afinal, o objetivo é ir direto ao ponto, ser instantâneo e prático. Mesmo que você precise passar uma informação importante ao consumidor, é essencial manter a particularidade do meio e evitar o excesso.

Use linguagem simples

Além de um texto curto, ao escrever um SMS é importante lançar mão de linguagem clara e de fácil compreensão. Uma dica é sempre partir do pressuposto que os seus consumidores podem ter diferentes níveis de conhecimento, e nem sempre uma palavra difícil será a melhor escolha para se comunicar bem.

Dessa forma, opte por vocabulário acessível, de conhecimento geral, sem regionalismos ou jargões.

Personalize a mensagem

A personalização da mensagem é importante por diversos motivos. Primeiro, porque é uma forma de tornar a informação mais clara e direta, não deixando dúvidas a respeito de quem está sendo cobrado. Em segundo, torna a comunicação mais pessoal e melhora o relacionamento.

Forneça detalhes relevantes

Lembre-se que a sua mensagem tem o objetivo de informar. Por isso, é crucial que contenha os principais pontos da cobrança, como o valor em aberto, a data de vencimento e opções de pagamento disponíveis.

Seja positivo e profissional

A cobrança não precisa ser um momento de tensão entre você e o consumidor. É possível tratar o assunto com mais leveza, sem perder o profissionalismo e a seriedade. Para isso, evite o uso de linguagem agressiva e busque empregar palavras positivas e que incentivem o cliente a regularizar a situação.

Modelo de mensagem de cobrança
Ao escrever os modelos, opte sempre por uma abordagem amigável.

Destaque consequências e prazos

É muito importante que a pessoa esteja ciente das consequências de não quitar a inadimplência, dessa forma ela não poderá alegar que foi pega de surpresa, assim como ficará esclarecido que o serviço corre o risco de cancelamento.

Outro ponto essencial é destacar os prazos, também para evitar mal-entendidos e falhas de comunicação.

Incentive a ação imediata

O que a sua empresa deseja com o SMS é que o consumidor realize uma ação, certo? Para isso, vale usar alguns gatilhos que incentivem o cliente a tomar providências imediatas — seja pagar a fatura, entrar em contato, fazer uma negociação etc.

Se você tem dúvidas sobre quais os gatilhos mentais para cobrança, nós temos um conteúdo sobre o assunto em nosso blog.

Ofereça canais de atendimento

Forneça informações sobre como o cliente pode entrar em contato para esclarecer dúvidas, discutir opções de pagamento ou negociar.

Com essas boas práticas em mão, você conseguirá criar as suas próprias mensagens de cobrança para clientes, personalizando-as de acordo com a identidade da empresa e com a linguagem desejada.

Você pode utilizar os modelos prontos deste artigo para a sua estratégia ou escrever os seus próprios textos. Vale até unir tudo o que viu neste conteúdo! O importante é enviar SMSs informativos, claros e que respeitem o formato. Chegamos ao fim deste conteúdo e esperamos ter te ajudado! Aproveite para cadastrar-se no formulário abaixo e receber a nossa newsletter com curadoria de artigos da área de cobrança!

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