terceirizar cobrança

Quando terceirizar cobrança? Entenda se é o momento ideal

Compartilhe:

Se a sua empresa está com a carteira de inadimplentes em crescimento é provável que você esteja passando pelo dilema entre terceirizar cobrança ou aumentar o time interno. 

A preocupação com a redução de custos e com a saúde financeira do negócio faz com que muitos empresários busquem alternativas para tornar o processo de cobrança mais acessível, e a terceirização pode surgir como uma alternativa.  

Se você se identifica com esse cenário e precisa de ajuda para a tomada de decisão, continue a leitura e veja as nossas dicas do que ponderar nesse momento.  

É o momento ideal para terceirizar cobrança? 

A carteira de inadimplentes não para de crescer, os indicadores não são positivos e a equipe está com dificuldade de gerenciar todas as ações de cobrança. Esses são alguns dos principais sinais de que está na hora de cogitar a terceirização.  

Mas antes de sair contratando assessorias, veja abaixo, com mais detalhes, o que é necessário considerar.  

Indicadores de inadimplência 

Um dos primeiros aspectos que precisam ser analisados são os indicadores de inadimplência da sua empresa. É importante estudar como está o nível de endividamento dentro da empresa, qual o perfil dos devedores e como é a tendência ao longo do tempo.  

Isso porque quando os números estão alarmantes, é muito provável que a saúde financeira do negócio começará a ficar afetada, gerando mais dificuldades e impactando outros setores da empresa.  

Se o cenário está negativo, é importante agir rápido, com expertise e estratégicas eficazes. Nesse caso, terceirizar surge como uma boa opção, especialmente se a sua equipe interna não tem recursos e preparo para atuar diante das circunstâncias.  

Outro aspecto que devem ser considerados é o perfil do devedor combinado com a tendência de inadimplência ao longo do tempo. Quando há um número grande de consumidores que demonstram nenhum interesse em pagar, a médio prazo, isso se tornará um prejuízo para o seu negócio.  

Recursos humanos 

Outro aspecto que deve ser decisivo para optar pela cobrança terceirizada são os recursos humanos da empresa, ou seja, a equipe disponível para fazer esse trabalho.  

Terceirizar cobrança
A contratação de uma empresa terceirizada de cobrança pode suprir algumas necessidades de recursos humanos.

Comece por entender se o time atual consegue lidar com as demandas geradas pela cobrança. Há braço suficiente para fazer todas as ações necessárias? O pessoal está preparado para criar estratégias para cenários mais complexos? Para que os colaboradores consigam fazer as táticas, quais custos serão necessários? 

É importante compreender se a cobrança de uma grande carteira sobrecarregaria a sua equipe e o quanto isso impactaria negativamente no trabalho que é feito atualmente. Às vezes, na tentativa de economizar, gestores podem provocar situações prejudiciais, que geram estresse e problemas internos. Reflita sobre! 

Por último, não se esqueça da expertise. Quando é necessário recuperar dívidas com agilidade e as dificuldades são diversas, é necessário experiência e conhecimento em estratégias. Nesse caso, assessorias podem ser uma boa alternativa, já que são especialistas no assunto.  

Custo e benefício 

Após analisar os aspectos anteriores, é importante pôr valores na balança e compreender os benefícios. Faça os cálculos e busque entender se a cobrança interna (considerando treinamento, recursos humanos etc.) é mais ou menos vantajosa do que a terceirização.  

Não se esqueça de estimar o retorno sobre investimento (ROI) de cada alternativa, afinal esse indicador também deve pesar na decisão.  

Benefícios da terceirização da cobrança 

Após compreender quais são os principais pontos a se considerar, vale conhecer os benefícios que a cobrança terceirizada pode trazer para o seu negócio. Confira abaixo! 

Aumento da taxa de recuperação de crédito 

Ao contratar uma assessoria, uma das grandes vantagens é contar com o conhecimento que esse parceiro tem. Os call centers de cobrança são especialistas em cobrar diferentes ramos e necessidades, e com certeza podem agregar muito para a sua empresa! 

Além disso, terceirizadas contam com tecnologia, ferramentas e estratégias que, juntas, podem aumentar a taxa de recuperação de crédito.  

Redução de custos 

A depender do tamanho da sua equipe e da sua carteira, pode ser que exista a necessidade de fazer contratações e, consequentemente, otimizar a estrutura e buscar formações para o time. Esse investimento é muito positivo, entretanto, geram mais custos que podem não estar previstos no orçamento do seu negócio.  

Ao terceirizar, essas questões passam a ser exclusivas da assessoria contratada, e a sua única preocupação será o retorno desse investimento.  

Agilidade na recuperação de crédito 

Uma das grandes preocupações de empresas é a velocidade e o tempo com que serão recuperadas as dívidas. Quando a demanda é alta e o seu setor de cobrança não é o suficiente para cobrir essa necessidade, com certeza a cobrança será mais demorada.

Terceirizar cobrança
O serviço de cobrança oferecido por assessorias proporciona um recebimento de dívida mais ágil.

Assessorias terceirizadas são totalmente focadas em receber créditos e, por isso, já contam com processos otimizados e automatizados, assim como estratégias bem definidas. A recuperação de dívidas é o principal foco desses negócios, sendo assim, a preocupação é com agilidade, afinal, o lucro delas depende disso.  

O que a sua empresa, internamente, poderia levar mais tempo a fazer, a assessoria conseguirá solucionar mais rápido, graças ao conhecimento, estratégias personalizadas, processos automatizados e as ferramentas certas.  

A decisão de terceirizar cobrança deve ser feita com cautela, sempre considerando o ROI e qual opção é a mais viável financeiramente. Não se esqueça que há tecnologias que podem auxiliar nesse processo, como o sistema de cobrança Cobmais, que oferece funcionalidades específicas para credores que precisam acompanhar o trabalho de assessorias.  

Ficamos por aqui, e se você gostou deste conteúdo, não deixe de se cadastrar em nossa newsletter para receber nossas dicas e e-mail.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais postagens